Blog

Reconhecimento – Questão essencial na liderança

Segundo o site Love Mondays, uma comunidade que reúne informações sobre a satisfação dos funcionários, a liderança é o segundo fator de queixa profissional depois da remuneração. E reconhecimento é o 6º fator de reclamação.

Em vários processos de coaching a questão da liderança ou a falta dela também aparecem com frequência. Pessoas se sentem inseguras, pois falta retorno sobre seu trabalho e, em muitos casos não conseguem perceber sua contribuição para os resultados.

Os resultados são apontados pelos líderes como o foco principal da avaliação do seu desempenho dentro da organização. Contudo, muitos líderes não relacionam o reconhecimento da sua equipe aos resultados alcançados, deixando que o esforço e a energia colocados individualmente sem a devida percepção. O reconhecimento se faz apenas na conquista do grupo.

Por que os líderes não conseguem fazer ações de reconhecimento que sejam percebidas pelos membros de sua equipe?

Ao serem questionados sobre a questão do reconhecimento líderes respondem que isso sempre é considerado na remuneração variável, bônus etc. Há aqueles que também acreditam que o funcionário está sendo pago para isso e que faz parte das suas atividades trabalhar muito bem.

Muitas das reclamações relatam que a remuneração não é a única forma de reconhecimento. Querem perceber a importância do que fizeram para o resultado, para o benefício do próprio trabalho, para a imagem da área/empresa que trabalham. Enfim, querem ser percebidos, não só remunerados.

Há ainda aqueles que fazem o reconhecimento pro forma, aquele que ninguém acredita muito, que soa falso. Não é genuíno e mais parece uma obrigação para cumprir o papel de gestor.

Aí, então, que aumenta a indignação dos subordinados. Para que fazer se não sinceridade? Perguntam tentando entender um comportamento que parece desnecessário.

Outra pesquisa realizada pela Isma Brasil – International Stress Management no final de 2014 revela que 72% dos entrevistados estão insatisfeitos com o trabalho. Destes insatisfeitos 89% citam a falta de reconhecimento como fator importante na sua insatisfação.

Parece que os dados confirmam cada vez mais o que sabemos na prática da vida corporativa. O que fazer para lidar com isto?

Líderes

Desenvolver a percepção pode ser um bom começo para poder fazer algum tipo de reconhecimento. Quando olhar seus números faça a pergunta básica – quem contribuiu de forma significativa? Como?

Estas respostas podem ajudar a atender os anseios da sua equipe. Basta dizer por exemplo que o colaborador x se superou fazendo uma atividade x e que isto significou um resultado y.

Fazemos ou deveríamos fazer isto com nossos filhos. O estudo intensivo de Matemática resultou em uma nota boa bimestre. O que eles sentem? Reconhecimento do seu esforço e empenho, aumentando sua confiança, responsabilidade e autoestima.

Não parece tão difícil, pode ser uma questão de treino.

By: Cláudia Fraga

Cláudia Fraga

Escreva um comentario