A falta de clareza na comunicação de objetivos é o maior motivo de estresse dos profissionais segundo o site americano de carreiras Comparably.41% dos respondentes de uma pesquisa realizada com 29 mil trabalhadores do setor de tecnologia apontaram este fator como a maior fonte de ansiedade no exercício do seu trabalho.
A reclamação é comum nas empresas e faz com que profissionais gastem muito tempo resolvendo problemas originados na falta de clareza, além de erros e distorções.
O que acontece?
Muita pressão, prazos curtos, poucos recursos podem ser apontados como razões pelos gestores para não comunicar os objetivos de maneira mais eficiente. Contudo, o retrabalho, o não atingimento de metas, falhas que geram prejuízos são as consequências mais diretas da não compreensão de onde se quer chegar.
Como comunicar?
Investir tempo direcionando atividades ajuda a minimizar o estresse e a ter contribuições mais efetivas. Estar disponível, também, abre caminho para que os colaboradores possam tirar dúvidas e discutir outras possibilidades. Reuniões regulares criam as condições para uma orientação mais sistemática, esclarecendo finalidades de atividades e projetos.
Enfim, a missão do gestor é acompanhar os profissionais de sua área, garantindo os resultados sob sua responsabilidade. Portanto, é nisso que precisa investir tempo e ter foco. Todo o resto fica sem importância, pois compromete os objetivos a serem alcançados.