Blog

Desenvolvimento Pessoal – O que é e quais seus benefícios?

Ao invés de “deixar a vida nos levar”, temos a escolha de dar direcionamento ao que desejamos em nossas vidas. Essa direção não é só apenas para nossas aspirações profissionais, mas também, para todos os aspectos da nossa vida, do emocional ao financeiro.

Mas, afinal o que é desenvolvimento pessoal?

Desenvolvimento está ligado à ideia de transformação. Portanto, desenvolvimento pessoal é o processo de entender e mudar a si mesmo, ajustando as mudanças aos objetivos estabelecidos para si mesmo. Com certeza o estabelecimento desses objetivos é estritamente pessoal e está ligado aos seus conceitos de sucesso e felicidade.

O compromisso com o próprio desenvolvimento dá a sensação de “ter as rédeas” da própria vida conseguindo mudar de percurso quando desejar ou for necessário e, voltar ao seu objetivo se este ainda for o alvo. Pois, sim podemos alterar nossos objetivos ao longo da vida. Podemos e fazemos, pois descobrimos novas perspectivas, intenções e desejos.

O primeiro passo para o desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento. Conhecer suas potencialidades, fragilidades, emoções é fundamental. Mais ainda, conhecer a sua dinâmica de comportamento, ou seja, suas reações diante de situações e estímulos é determinante para o desenvolvimento.

O passo seguinte é ter autoconsciência, a integração de sua identidade e valores aos propósitos estabelecidos. Assim, os objetivos ganham clareza e planejamento para poderem ser executados.

E depois?

1 – Vá além da ideia – determine metas a serem alcançadas de forma estruturada. Coloque no papel datas e ações a serem realizadas. Isso ajuda a organizar e, também, acompanhar o andamento.

2 – Enfrente desafios – eles fazem parte do processo e vão existir. Não aja como se eles não existissem nem se deixe abater. O autoconhecimento ajuda a saber o que será necessário fazer para ultrapassar dificuldades e barreiras para conquistar os objetivos almejados.

3 –   Reconheça suas conquistas – é importante para sua autoestima. Chegar a um objetivo nos dá segurança para estabelecer outros ainda mais desafiadores. É fundamental perceber o que foi feito para chegar lá. Assim, vamos aprendendo com a experiência e explorando outras possibilidades.

Autodesenvolvimento é um processo contínuo. Portanto, não tem um ponto de chegada. Podemos entendê-lo como um exercício permanente que contribui para ajustar expectativas e incentiva a busca de nossos propósitos de forma autônoma e próativa.

By: Cláudia Fraga

Cláudia Fraga

Escreva um comentario