Blog

Carreira: Planejamento ou acaso?

Carreira tem sido um assunto muito debatido e ampliado nos tempos atuais. O que antes estava limitado a poucas opções em um mercado estável e previsível passou a ser valorizado de forma diferente em um cenário que oferece múltiplas opções e apostas, e também riscos e incertezas.

E aí vem uma dúvida grande, como faça para construir e desenvolver minha carreira? São tantas técnicas e metodologias diferentes que ficamos confusos sobre o que é acertado fazer e como buscar a ajuda mais adequada. Afinal, a oferta de serviços profissionais na área da carreira vem se ampliando, fruto do aumento das chances existentes.

Orientação Profissional? Orientação de Carreira? Outplacement? Coaching? São iguais? Complementares? Que diferenças caracterizam essas intervenções? Todas essas possibilidades têm em comum a carreira, mas é preciso cuidado na hora da escolha, pois os objetivos são distintos e os resultados podem ser frustrantes quando a escolha não está conectada com a real necessidade.

A orientação profissional, também conhecida como vocacional vem se popularizando, refletindo a pressão sofrida pelos adolescentes para descobrir e acertar o curso a realizar na universidade. Com a multiplicação das opções se faz necessário não só entender o escopo de cada curso, mas também, investigar características de personalidade e interesses que se relacionam com eles.
Mas, a orientação ganhou mais vida. Por que não usá-la, também, no desenvolvimento e planejamento da carreira? Esses são os principais focos de quem recorre a este tipo de ajuda profissional cujo o público são as pessoas que já tem uma carreira e se veem diante de novas escolhas. Mudar radicalmente? Ajustar? Ou necessidade de pesquisar novos caminhos?

O processo de outplacement é diferente, já que ele atende a profissionais que perderam suas colocações e procuram por um novo emprego. O objetivo é rever a carreira para entender que tipo de trabalho o profissional deseja e está apto para buscar no mercado de trabalho, auxiliando na elaboração do currículo e na preparação para entrevistas.

O coaching está relacionado ao desenvolvimento de competências que são essenciais para a melhoria do desempenho. Foca em uma competência específica identificada como estratégica para o sucesso profissional. Em alguns casos essa competência serve para diferenciar uma pessoa. Em outros para o alinhamento do perfil esperado.

Os processos são distintos e os resultados também. O elemento comum de todas essas opções é a promoção de mais conhecimento a respeito de si mesmo, sustentando escolhas mais conscientes e planejadas que levam a objetivos definidos e menos a caminhos desenhados pelo acaso.

By: Cláudia Fraga

Cláudia Fraga

Escreva um comentario