Autoconhecimento – Não tem contra-indicação

Cada vez mais somos incentivados a nos conhecermos para que possamos nos transformar, ou pelo menos, estar conscientes de como nos comportamos e reagimos a determinados estímulos e situações. Na verdade, estamos vivendo tempos de estímulo ao autoconhecimento. Mas, na prática nos perguntamos para que serve este aprofundamento em nossas emoções e comportamentos.
É que a partir do autoconhecimento podemos escolher qual a melhor direção a seguir de acordo com nossas características e valores. Ao definirmos nossos objetivos conseguimos colocar foco e energia naquilo que queremos conquistar, aumentando nossas chances de alcançá-los. Aumentamos, também, nossa motivação já que nos sentimos mais seguros com as pequenas e significativas vitórias ao longo do caminho.
Não quer dizer que tudo será um “mar de rosas”, pois nos deparamos com limitações e, também com algumas perdas. Entender como tudo isso nos impacta aumenta nosso autoconhecimento e serve de experiência para nos preparar para novas situações.
Algumas dicas:
- Identifique suas potencialidades – aquilo onde você é muito bom e se destaca. É nisso que você precisa ter como foco. Respeite suas fragilidades, pois isto é a base da sua autoestima;
- Vá além do autoconhecimento. Não basta só conhecer. É necessário ser consciente sobre si mesmo, entendendo como sua identidade e valores influenciam na sua tomada de decisão;
- Acredite que pode chegar ao seu objetivo, pois tem as condições necessárias para isso e, assim, estará desenvolvendo sua autoconfiança;
- Crie suas estratégias para chegar aos objetivos traçados e mantenha sua atenção e persistência. É fundamental para aumentar sua determinação.
- Reflita sempre sobre suas atitudes e seus sentimentos. Peça feedback para pessoas de sua confiança e respeito para ter outras visões.
O autoconhecimento é um processo constante que demanda iniciativa e vontade. Ele traz grande capacidade de lidar com a dinâmica da vida e, também, grande satisfação. Influencia nas relações que estabelecemos, pois se tornam mais maduras e consistentes. É indicado para quem tem, disponibilidade, coragem e persistência. Parece não ter contra-indicações.