Blog

Falhas – Quem não as comete?

Falhas são oportunidades de transformação

 

Falha, erro, lapso, falta, equívoco todos servem para falar de algo que não foi feito ou concluído como era esperado e, por isso, podem trazer consequências como:  vergonha, insegurança, medo etc.

O erro incomoda porque efetivamente falhamos ou porque não conseguimos atender as expectativas das outras pessoas? A fragilidade que nos coloca pode ser a resposta do motivo pelos qual queremos tanto evitá-lo.

Temos dificuldade em aprender com as nossas experiências quando não temos êxito. Na escola, no trabalho, em casa. Ficamos com a sensação de não ter dado o melhor de nós, de não ter feito o esforço necessário ou de não ter as condições exigidas para realizar aquela tarefa.

Como lidar com nossas falhas?

O primeiro movimento deve ser de reconhecimento de que não foi a melhor atitude, decisão, comportamento. Por isso, não chegou a um bom resultado. Não coloque a responsabilidade em terceiros ou na situação.

Saímos dessas experiências frustrados e inseguros de nossas potencialidades. Bom momento para reflexão do que podemos fazer diferente para poder tentar em uma próxima situação. Assim, temos uma chance de mudar o resultado.

Errar nos fragiliza, pois mostra a nós mesmos e ao mundo que não somos perfeitos. Mas é uma oportunidade de revisão e mudança que quando conseguimos gera uma sensação plena e boa de superação.

Este é o processo de autodesenvolvimento. E com movimentos cíclicos, esperamos o próximo erro e a oportunidade de uma nova mudança nos transformando.

 

Cláudia Fraga

Escreva um comentario